A medicina do sono é a área médica multidisciplinar que estuda a fisiologia do sono, os seus distúrbios e o impacto dos distúrbios no dia-a-dia do doente. Distúrbios respiratórios do sono, insónia, distúrbios de movimentos durante o sono e alterações do ritmo circadiano são algumas das patologias associadas à disfunção do sono, estando associadas a um maior risco de AVC, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
No âmbito da medicina do sono, a VIVISOL Portugal disponibiliza o acompanhamento do tratamento da apneia do sono, apresentando duas soluções terapêuticas: Ventiloterapia e Terapia Posicional do Sono.
Com uma equipa clínica especializada e dispersa por todo o território continental português apta para acompanhar os seus doentes no domicílio clínica e tecnicamente, apoiamos e acompanhamos o decorrer do seu tratamento, quer de Ventiloterapia quer de Terapia Posicional do Sono:
*Sujeita a prescrição médica
A terapia posicional do sono é um tratamento aplicado a doentes com distúrbios do sono posicionais, ou seja, que ocorrem apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) durante a noite.
Consiste numa terapia compatível com doentes com SAOS ligeiro-moderado e a sua aplicabilidade deve ser aferida com recurso ao estudo polissonográfico do sono.
Para a realização desta terapia a VIVISOL Portugal disponibiliza o dispositivo Night Shift, equipamento de terapia posicional do sono. Colocado na zona cervical do utilizador, deteta a posição de decúbito dorsal e vibra algoritmicamente levando à alteração de posição sem proporcionar acordar. O equipamento permite a gravação de dados de utilização e consequentemente avaliação clínica e de eficiência terapêutica.
*Sujeita a prescrição médica
*Integrada nos Cuidados Respiratórios Domiciliários
*Acordos e convenções: SNS, ADSE, SAD-GNR, SAD-PSP e Medicare
A ventiloterapia ou terapia através de pressão positiva contínua nas vias aéreas, apresenta-se como terapia gold standard para o tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, evitando as recorrentes obstruções das vias aéreas, paragens respiratórias e dessaturações durante o sono.
Consiste na aplicação de uma máscara (nasal, facial ou de almofadas nasais) na face do doente que, através de uma traqueia, conecta-se com o ventilador. O ventilador, por sua vez, terá como função recolher o ar ambiente e enviá-lo a uma pressão programada para a interface e consequentemente para as vias aéreas do doente, evitando assim a sua oclusão.
A ventiloterapia apresenta inúmeras opções ventilatórias – CPAP, APAP, Binível S, ou Servoventilação – sendo que a sua escolha remete para decisão de um médico especialista após diagnóstico e aferição por estudo polissonográfico do sono, em laboratórios do sono ou no domicílio.